LIVROS/REVISTAS ORGANIZADOS POR MEMBROS DO GRUPO
Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios
GABRIEL, C.T.; MARTINS, M. L. B. (Org.).
Esta obra é uma porta de entrada para as disputas pela hegemonização de projetos de Educação e de País. Ao longo de 16 capítulos, professores(as) e pesquisadores(as) de diferentes estados brasileiros e vários países - com diversas inscrições teóricas, experiências no campo educacional, focos de investigação e de análise, e operando com diferentes construtos empíricos - exploram outras possibilidades de significação de escola e universidade, mas também de termos que participam de suas respectivas cadeias de definição, como, por exemplo, ensino, aprendizagem, conhecimento escolar, ciência, conhecimento acadêmico, sujeito da aprendizagem, sujeito do conhecimento, docência, currículo, formação, profissionalização.
Encontre o livro Aqui
Currículo Sem Fronteiras
MACEDO, E.(Org.); GABRIEL, C.T. (Org.).
É uma revista acadêmica com avaliação duplo-cega por pares e com acesso livre. Os avaliadores que não pertencem ao Conselho Editorial são escolhidos por sua expertise no tema do artigo submetido. Os Editores tomam a decisão inicial sobre a pertinência do artigo em relação à linha editorial do periódico. Após passar por esta primeira etapa, ao menos dois avaliadores avaliam o artigo, que, se aprovado, passa para a fila de publicação e é publicado, após revisão final.
Encontre a revista Aqui
Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história
GABRIEL, C.T. (Org.); MONTEIRO, A. M. F. C. (Org.); MARTINS, M. L. B.(Org.).
Pesquisadores do Ensino de História expõem, aqui, uma variedade de aspectos sobre o que é considerado válido para ser ensinado, tendo como foco de suas investigações o Rio de Janeiro: que temporalidades privilegiar numa aula de História? Que riscos projetos educacionais conservadores oferecem à construção de narrativas mais democráticas nas aulas de História? Quais os limites e possibilidades da história local na produção de subjetividades e fixações identitárias? Quais as possibilidades de relação entre narrativas de si e narrativas históricas escolares? Que relações são estabelecidas com a cultura e o patrimônio afro-brasileiros? Que sujeitos narram e/ou são narrados na História ensinada nas escolas e nos materiais didáticos? Essas e outras questões – e algumas respostas possíveis – circulam nos 12 textos que compõem este livro.
Encontre o livro Aqui
Linguagem, discurso, pesquisa e educação
LEITE, M. S. (Org.); GABRIEL, C.T. (Org.).
Reitero: é esse duplo movimento de negação ao niilismo e; ao mesmo tempo; reconhecimento que não se pode continuar acreditando nos mitos bíblicos e neo-platônicos que fundaram; alimentaram e ainda alimentam a Pedagogia - como é o caso do representacionismo; do realismo e do fundacionismo - que fazem deste livro uma arma para nossas lutas contracondutuais.
Encontre o livro Aqui
Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas e abordagens metodológicas
GABRIEL, C.T. (Org.); MORAES, L. M. S. (Org.).
Em meio às políticas educacionais contemporâneas que envolvem diferentes questões como as relacionadas à construção de um currículo nacional, à avaliação em larga escala, à valorização docente, à responsabilização de professores, à promoção de uma educação de qualidade, o campo do currículo vem sendo interpelado e provocado a se posicionar face às demandas de conhecimento, entre outras, que essas políticas mobilizam e hegemonizam em seus textos institucionais. Nesse movimento, emergem posições teóricas e políticas diferenciadas e muitas vezes paradoxais no que concerne o papel a ser atribuído à interface currículo-conhecimento. Essa coletânea pode ser vista como uma porta de entrada possível nesses debates. Cabe ao leitor avaliar a pertinência dessa escolha pelos pesquisadores-autores e suas respectivas contribuições para o enfrentamento das disputas em curso.
Encontre o livro Aqui
Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas.
MONTEIRO, A. M. (Org.); GABRIEL, C.T. (Org.) ; COSTA, W. (Org.) ; ARAUJO, C. M. (Org.)
Como atuar na educação básica? Para que serve a História? Como influir na formação dos professores e na renovação dos cursos de licenciatura de História? Este livro oferece subsídios para discutir essas questões. Os 16 capítulos reunidos nessa coletânea focalizam diferentes temáticas, como o estudo dos currículos, ensino de história e historiografia, o lugar dos livros didáticos, disputas políticas e legislação, experiências docentes, tempo presente e demandas sociais. O eixo central da obra defende a legitimidade das pesquisas em ensino de História, tendo como base o diálogo entre História e Educação.
Encontre o livro Aqui
Teóricos e o campo do currículo
FERRACO, C. E. (Org.); GABRIEL, C. T. (Org.); AMORIM, A.C.R.(Org.).
Ensino de História
GABRIEL, C.T. (Org.); MONTEIRO, A. M. (Org.).