Colaboradores Internacionais

CHRISTOPHE NIEWIADOMSKI
Colaborador
Doutorado em Ciências da Educação - Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (1998). Possui mestrado em DEA "Formation et sciences de l'éducation" - Universite de Nantes (1993) e graduação em Diplôme universitaire d'études de la pratique sociale - Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (1992). Atualmente é mestre de conferência - Université de Charles de Gaulle - Lille 3, e diretor adjunto da UFR Sciences de lÉducation, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida, construção de sentido, sociologia clínica.Membro fundador da Association Histoires de Vie Grand Ouest. Membro do Instituto Internacional de Sociologia Clínica (Paris, França). Membro da Association Internationale des histoires de vie en Formation. Possui artigos publicados em períódicos nacionais brasileiros.

SYLVIE CONDETTE
Colaboradora
Docente em ciências da educação e formação desde 2005 e na Universidade de Lille - SHS desde 2010, Autorizado a pesquisa direta (HDR) desde 2020, membro do laboratório CIREL (Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille) (ULR 4354), associado com o LACES de Bordeaux (Laboratório Culturas - Educação - Sociedades) (ULR 4140), sua pesquisa se insere na sociologia da educação e se concentra nas modalidades de participação e compromisso na educação do campo (os temas sobre trabalha mais especificamente: organização e políticas escolares, educação para a cidadania e para os media, mediação e gestão não violenta de conflitos, educação na diversidade e reconhecimento dos direitos humanos, desenvolvimento de recursos humanos em contextos educativos, experiências e inovações).

BENJAMIN MOIGNARD
Colaborador
O trabalho de Benjamin Moignard concentra-se nas formas de produção, designação e supervisão das "novas" questões educacionais na França e no exterior. Questiona o lugar e o papel da escola e das estruturas socioeducativas na construção das desigualdades sociais e educativas em contexto, considerando os modos e processos de escolarização em articulação com os outros modos e processos de socialização da juventude, nas áreas mais sensíveis. O autor trabalha as práticas dos atores em torno do confronto dos sistemas normativos e a gestão do que constitui um "problema" nas instituições de ensino, e as políticas públicas postas em prática visando preveni-los ou gerenciá-los: a tensão entre o questionamento da atenção especializada e designação de crianças e jovens em dificuldade, a observação da rotina de proteção educacional e conhecimento avaliativo da implementação de políticas, e programas de prevenção sobre objetos como violência na escola, evasão escolar e igualdade entre meninas e meninos, por exemplo.

ANTÓNIO NÓVOA
Colaborador
António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é um professor universitário português, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea. Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade.